Pós-graduação

Aprendizagem Motora

Unidades Curriculares da
Pós-Graduação de Aprendizagem Motora

O curso tem 28 ECTS

O início! Como é que melhoramos ao longo da prática?

  • O controlo dos movimentos e a aprendizagem motora
  • Perspectiva histórica da aprendizagem motora
  • A aprendizagem enquanto processo de mudança.

Como nos tornamos funcionais? Mudanças ao longo da vida

  • Desenvolvimento motor inicial, movimentos rudimentares, fundamentais e especializados
  • A pirâmide do desenvolvimento motor
  • Aprendizagem de movimentos posturais, locomotores e manipulativos

Qual a influência da memória na aprendizagem motora?

  • O conceito de programa motor e a teoria do esquema.
  • A memória e o conceito de esquema como conceitos fundamentais associados à aprendizagem motora.
  • Quais os problemas que estes conceitos colocam, nomeadamente em termos de armazenamento e a realização de movimentos 'novos'.

Qual o peso do contexto na aprendizagem motora?

  • A abordagem ecológica ao controlo motor e á aprendizagem motora
  • Teoria da percepção directa
  • Os acoplamentos de percepção-acção e sua modificação com a aprendizagem motora
  • O conceito de affordances e a relação com aprendizagem motora

O erro não é mauzinho!

  • A variabilidade e o problema dos graus de liberdade
  • A variabilidade como um conceito fundamental para a aprendizagem motora
  • Três abordagens para a variabilidade na prática: interferência contextual, aprendizagem diferencial, pedagogia não-linear
  • Quais as implicações na aprendizagem motora

Criar contextos para a aprendizagem motora. Somos assim tão iguais? É um risco não arriscar?

  • O Modelo de Constrangimentos de Newell
  • A abordagem baseada nos constrangimentos
  • Trajetórias individuais de desenvolvimento e aprendizagem
  • Implicações da normalização e da variabilidade. A standardização dos espaços de jogo e recreio
  • Aprender a lidar com o risco ao longo do desenvolvimento
  • A importância da experiência em envolvimentos de risco, implicações para a educação

As adaptações que a dinâmica da coordenação nos proporciona

Aula lecionada em inglês

  • A dinâmica da coordenação na aprendizagem motora
  • Adaptações na coordenação intrasegmentar em função do tipo de prática

E quando as variáveis são muitas?

Aula lecionada em inglês

  • Complexidade, noções avançadas aplicadas ao desenvolvimento, controlo motor e à aprendizagem motora
  • O conceito de auto-organização
  • O conceito de transições de fase e as suas propriedades
  • Qual o significado destes conceitos na aprendizagem motora

Criatividade e aprendizagem motora

Aula lecionada em inglês

  • Como e porque se fazem movimentos criativos? 
  • Quais os fundamentos para construções de contextos de aprendizagem, que estimulem a criatividade no comportamento motor

Como é que nos coordenamos com os outros de forma eficaz?

  • Aprendizagem e coordenação interpessoal sustentada por regras de interacção local
  • Os primórdios da coordenação interpessoal
  • A importância da informação contextual
  • Coordenação interpessoal intencional e não intencional
  • A formação de sinergias e a sua relação com o desempenho e aprendizagem motora

Quais as adaptações pela prática em ambientes virtuais?

Aula lecionada em inglês

  • Aprendizagem motora e realidade virtual
  • Qual o impacto das novas tecnologias na aprendizagem motora
  •  Como tirar partido de ambientes virtuais para potenciar a aprendizagem motora

Como é que tudo isto se mede?

  • Métodos de análise em aprendizagem motora
  • Construção de curvas de aprendizagem
  • Avaliação de desempenho e diagnóstico de evolução