Pós-Graduação

Dança na Comunidade

Coordenação

Elisabete Monteiro

Contact: emonteiro@fmh.ulisboa.pt

  • É Professora auxiliar e doutorada na especialidade de Dança e docente da Licenciatura de Dança da Faculdade de Motricidade Humana – Universidade de Lisboa (FMH-ULisboa). É investigadora integrada do Instituto de Etnomusicologia - Centro de Estudos em Música e Dança (INET-md), polo FMH e integra o Centro de Estudos em Artes Performativas (CEAP) na FMH. Coordenadora da Pós-Graduação de Dança, em colaboração com o Mestrado em Estudos do Teatro (Faculdade de Letras). Orientadora científica de teses de Doutoramento e de dissertações de Mestrado em Dança. Foi avaliadora externa de dois cursos de Mestrado em Dança (Portugal e Lituânia).

  • Participação em Congressos Nacionais e Internacionais.  Responsável por workshops em Portugal e no estrangeiro. Publicação de artigos, capítulo de livros ou livro, no âmbito da composição coreográfica, do ensino da dança e da dança na comunidade. Representante nacional da 'Dance and the Child International’. Formadora acreditada pelo CCPFC. Possui ainda formação certificada de DanceAbility por Alito Alesi.

  • Coreógrafa em contexto Amador, com apresentações nacionais e internacionais. Revisora externa da Revista Portuguesa de Educação, que integra o catálogo Latindex e está indexada nas plataformas RedALYC, SciELO Portugal, DOAJ, ERIH Plus, MIAR, REDIB e SciELO Citation Index da Clarivate Analytics. Integra ainda, como investigadora convidada o Grupo de Estudos e Pesquisas Arte em Movimento GEPAM) da Universidade Estadual de Roraima – UERR.

  • Destaca-se ainda no âmbito da dança inclusiva a criação no âmbito de 3 projetos, dois nacionais (Dançando com a Diferença - Madeira; ‘DançasAparte’ –Cercima, Montijo) ) e um internacional (Cruor Dança- Brasil)‘.

Luísa Roubaud

Contact: lroubaud@fmh.ulisboa.pt

  • É docente na área dos estudos em dança na Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa (FMH), ao nível da licenciatura, estudos pós-graduados e doutoramento, nos domínios da Psicossociologia da Arte e da Dança, Crítica de Dança, Dança e Inclusão, e Dança e Estudos Culturais. Doutorada em dança (FMH-UL), mestre em Cultura e Literatura Portuguesa (UNL) e licenciada em Psicologia (UL).

  • Investigadora integrada do Instituto de Etnomusicologia – centro de estudos em música e dança (INET-md)  do qual é coordenadora-adjunta, na FMH. Foi coordenadora da Licenciatura em Dança, do Mestrado em Performance Artística/Dança, e do ramo de dançoterapia no Curso de Pós-graduação em Terapias Expressivas (FMH). Dirige o Centro de Estudos em Artes Performativas (CEAP) na FMH.

  • Tem colaborado, como professora visitante, em universidades na Bélgica, Reino Unido, Espanha e EUA. Os seus interesses incluem a dança teatral em Portugal e nos países de expressão portuguesa, na perspectiva dos estudos culturais e pós-coloniais, domínios nos quais é autora de várias publicações nacionais e internacionais. Desde 1988, é redactora e crítica de dança na imprensa escrita, actividade que exerce desde 2005 no jornal Público.

Docentes de A a Z

Cecília de Lima
  • É Professora Adjunta Convidada da Faculdade de Motricidade Humana - Universidade de Lisboa – Licenciatura em Dança e na Universidade Aberta - curso de Doutoramento em Digital-Media Arte. Desde 2014 integra o Editorial Advisory Board do Journal of Dance & Somatic Practices. Desenvolve a sua carreira como coreógrafa e bailarina, desde 1999, trabalhando com diversos criadores Europeus. Em 2001 torna-se co-fundadora da companhia Canvas Performing Art (Holanda), onde, durante seis anos, co-criou diversas performance interdisciplinares. 

  • Em paralelo, desenvolve a sua atividade no ensino enquanto professora convidada em diversas Universidades, destacando: Amsterdam Faculty of Arts -Modern Dance e Arnhem ArtEZ Faculty of Arts (NL). Na sua educação sublinha o confronto entre uma instrução clássica, iniciada na Escola da Companhia Nacional de Bailado, e uma formação artística de vanguarda desenvolvida na European Dance Development Centre (EDDC), na Holanda. Em 2008, recebe o grau de Mestrado em coreografia pela Faculdade de Artes ArtEZ (NL), com bolsa da Fundação Calouste Gulbenkian. 

  • Em 2017 é lhe atribuído o grau de Doutoramento pela Universidade de Lisboa, na especialidade de Dança, com bolsa da FCT. Cecília tem vindo a desenvolver investigação no Instituto de Etnomusicologia (INET-md), no campo da relação da prática de dança com media-arte digital, fenomenologia, ciências cognitivas, práticas somáticas e educação artística O seu trabalho tem vindo a ser publicado em revistas de circulação internacional e em vários encontros científicos.

Daniel Tércio
  • É Professor Associado na Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa, onde leciona, ao nível da licenciatura e da pós-graduação, cursos de História da Dança, Estética, Movimento e expressão plástica, e novas tecnologias aplicadas à dança. Possui um bacharelato em Filosofia (ULisboa), uma licenciatura em Artes Plásticas (ESBAL), a componente curricular do mestrado em História da Arte (UNL) e o Doutoramento em Dança (FMH). Integra a direção do INET-MD e coordena o grupo de investigação sobre estudos de dança. Coordena também a especialidade de dança no programa doutoral em motricidade humana.

  • É investigador responsável por projectos financiados através da Fundação para a Ciência e Tecnologia. Autor, entre outras, da obra Dançar para a República (Caminho 2010), e de obras de ficção, Daniel Tércio tem participado em projectos performativos e de formação artística, numa perspectiva transdisciplinar. Enquanto crítico de dança, colabora regularmente com a imprensa desde 2004.

Gonçalo M. Tavares

Gonçalo M. Tavares

  • É escritor e professor universitário, é mestre em Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa e doutorou-se em Motricidade Humana na Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa (FMH), onde, entre outros, é responsável pela leccionação do curso “Corpo e Pensamento Contemporâneo”.

  • É subdirector do Centro de Estudos em Artes Performativas (CEAP) na FMH. Estão em curso cerca de 210 traduções da sua obra com edição em 44 países. Os seus livros deram origem, em diferentes países, a peças de teatro, peças radiofónicas, curtas-metragens e objectos de artes plásticas, vídeos de arte, ópera, performances, projectos de arquitectura, teses académicas, etc. Ensina e é colaborador regular no domínio dos Estudos de Dança da FMH. Foram feitas inúmeras teses académicas – mestrados e doutoramentos – sobre o seu trabalho em Portugal, Brasil, França e Itália.

  • A sua obra é objecto de estudo no programa de diferentes cursos de licenciatura, mestrado e doutoramento ligados à Literatura. 

Margarida Moura

Margarida Moura

  • É doutorada em Motricidade Humana – Dança e Mestre em Ciências da Educação pela Faculdade de Motricidade Humana – UTL (FMH). Professora auxiliar com nomeação definitiva na FMH – ULisboa. Cocoordenadora do curso de Formação, Dança na Escola: Danças com Tradição – portuguesas e internacionais (2009-2019), formação acreditada com 1 crédito, pelo CCPFC (Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua). Investigadora do Instituto de Etnomusicologia - Centro de Estudo de Música e Dança – INET-MD (2003-2019) http://www.inetmd.pt/index.php/en/  e formadora acreditada (1998-2019) pelo CCPFC. Orientadora científica de estudos de Doutoramento em Dança.

  • É regente e docente em programas de 1º, 2º e 3º ciclos de Dança na FMH nos domínios da dança e educação, dança na comunidade e dança e património. Revisora científica  externa da Revista Portuguesa de Educação Artística da Direção Regional de Educação da Madeira. Autora de um modelo de escrita etnocoreográfica da Dança Tradicional Portuguesa.  Publicações recentes incluem artigos sobre danças tradicionais portuguesas no âmbito da Etnocoreologia e da Educação (2015 , 2016, 2017 e 2018 ).

  • Em 2017 recebeu o prémio Best Paper no Tópico, Performing Arts com o artigo intitulado Traditional dances and choreographic composition: sharing and creating together. In S. Lira, R. Amoêda, C. Pinheiro (Eds.), Proceedings of the 4th International Conference on Intagible Heritage. Sharing Cultures 2017 (pp. 305-312). [CD-ROM]. Barcelos: Greenlines Instituto para o Desenvolvimento Sustentável. 

Maria João Alves

Maria João Alves

  • é Professora Auxiliar no Departamento de Educação, Ciências Sociais e Humanidades da Faculdade de Motricidade Humana (FMH), Universidade de Lisboa (UL). Coordenadora-adjunta do curso de Licenciatura em Dança da Faculdade de Motricidade Humana (FMH) (2010-2018) e Cocoordenadora do curso em Módulo de Formação, Dança na Escola: Danças com Tradição – portuguesas e internacionais (2009-2015), formação acreditada com 1 crédito, pelo CCPFC (Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua).

  • Licenciada em Dança, mestre em Performance Artística – Dança e Doutorada em Motricidade Humana, na especialidade de Dança, é docente de Técnica de Dança Teatral (Dança Moderna e Dança Clássica), Técnica de Dança Social (Danças Internacionais), Didáticas da Dança, Metodologia do Ensino da Dança e Oficina de Dança.

  • Tem organizado regularmente cursos abertos à comunidade, com forte ligação autárquica e participado em encontros internacionais, nomeadamente organizados pela DaCI - Dance and the Child International. Investigadora do Instituto de Etnomusicologia - Centro de Estudo de Música e Dança – INET-MD/polo FMH e formadora acreditada pelo Conselho Científico - Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC) nas áreas e domínios: A21 - Educação Física, A31 – Expressões (Físico Motora/Música/Dramática/Plástica/Dança), C05 - Didáticas Específicas (DANÇA) e C18 – Práticas do Desporto Escolar.

  • Orientadora científica de estudos de Doutoramento e de Mestrado em Performance Artística - Dança.

Rui Leitão
  • É formado em Musicologia, obteve em 2007 o grau de Mestre na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas com a dissertação intitulada «A Paisagem Musical e Sonora da Cidade de Lisboa no Ano de 1890». Entre 1996 e 2002 desenvolveu a atividade artística de compositor e ator em espetáculos de Dança e Teatro, assim como em Instalações. Enquanto docente, foi professor na Academia Nacional Superior de Orquestra, entre 2000 e 2010, e na Escola Profissional Metropolitana, entre 2008 e 2010.

  • Leciona o Módulo de Movimento e Expressão Musical no âmbito da disciplina Práticas de Expressão e Comunicação I da Licenciatura em Dança da Faculdade de Motricidade Humana, Universidade de Lisboa, e é formador no Forum Dança desde 1996, designadamente nos cursos de Gestão e Produção das Artes do Espectáculo e no Curso de Dança na Comunidade, entre outros. Desde 2007 exerce a profissão de Musicólogo na AMEC / Metropolitana, onde desenvolve conteúdos destinados ao funcionamento e à divulgação da atividade da Orquestra Metropolitana de Lisboa e dos múltiplos agrupamentos tutelados por aquela associação cultural.

Vera Borges
  • Vera Borges é investigadora integrada do CIES-Iscte. Doutorada em Sociologia, especialidade Cultura, pela École des Hautes Etudes en Sciences Sociales e FCSH-UNL (2005). Colabora como docente convidada em Políticas públicas para a cultura e Gestão de projetos artísticos, no Mestrado em Estudos de Teatro, da Faculdade de Letras-UL, desde 2016. Atualmente, integra a equipa do projeto Práticas Culturais dos Portugueses, FCG/ICS-UL (2020-21). Integrou o projeto Cultura 2020: Mapear os recursos, levantamento da legislação, caracterização dos atores, comparação internacional, MC/ICS-UL. No Iscte, coordenou o estudo Análise e monitorização sociológica das organizações culturais apoiadas pela DGArtes (2013-2015).

  • É autora de livros e artigos, dos quais se destacam Todos ao Palco! (Celta Editora); O mundo do teatro em Portugal (ICS); Les comédiens et les troupes de théâtre au Portugal (L’Harmattan); Profissão e vocação (ICS); Criatividade e Instituições (ICS); Trabalho, género, idade e arte: Estudos empíricos sobre o teatro e a dança (2011); Desvendando o teatro (2014); Os públicos-participantes (2017); Cultural organizations, collaborative contexts and publics (2017); Arte colaborativa (2018); Políticas públicas, equipamentos culturais e a “viragem” à participação dos cidadãos (2019), Observar os observadores n’O Bando (2020). É co-autora de Mapping culture in Portugal: From incentives to crisis (International Journal of Cultural Policy, 2016) e Emerging patterns of artistic organizations in Portugal (Sociologia del Lavoro, 2020). Desenvolve investigação nas áreas das profissões, organizações, mercados de trabalho artísticos e políticas públicas para a cultura, com enfoque nas artes performativas.

Parceiros

Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa – Centro de Estudos de Teatro Colaboração de artistas e estruturas de criação.