Pós-Graduação

Golfe

As candidaturas para a Pós-Graduação Golfe estão abertas!

Clique aqui para se candidatar

O Curso

Esta Pós-Graduação está concebida para contribuir para a formação de treinadores e profissionais de Golfe, no âmbito do ensino e do treino. Inclui unidades curriculares de fundamentação teórica, de natureza metodológica e uma grande diversidade de aplicações práticas no âmbito do rendimento desportivo, da atividade física e da prevenção e recuperação de lesões. Por solicitação individual os alunos que concluam a pós-graduação poderão aceder ao mestrado em Treino de Alto Rendimento. Integrarão o segundo ano do curso, terão de realizar mais 9 ECTS’s de entre unidades curriculares do MTAR e poderão realizar a sua dissertação de mestrado.
















Docentes

O corpo docente desta Pós-Graduação combina professores universitários, não só da FMH mas também de outras instituições, com profissionais do desporto e do golfe com grande reconhecimento e experiência profissionais. A estabilidade da participação dos docentes da PGGolfe nas anteriores 3 (três) edições, permitiu a obtenção de uma experiência acumulada, que garante uma qualidade difícil de encontrar, noutra formação equivalente, ao nível da modalidade de golfe. A lecionação das aulas e a discussão dos respetivos conteúdos, minuciosamente contextualizados ao golfe, são disso uma prova evidente.
















Plano de Estudos

O curso está estruturado em 8 (oito) unidades curriculares, apresentando uma componente teórica e outra prática, que decorrem em dois momentos. Um primeiro momento compreende uma componente científica, composta por seis unidades curriculares, versando diversos aspectos das ciências do desporto e das ciências da motricidade, desde as bases cinesiológicas às aplicações ao treino, cobrindo numa vertente extremamente aplicativa as necessidades de fundamentação da intervenção. Estes módulos correspondem aproximadamente a um terço da carga curricular total. Um segundo momento, mais aplicado, coloca o aluno numa situação de estágio, onde deverá lidar com as questões da aprendizagem das técnicas, dos comportamentos de jogo, das regras e outros aspectos essenciais ao domínio cultural e técnico do Golfe. Simultaneamente, os alunos deverão desenvolver um trabalho de projeto, aprofundando alguns dos conteúdos lecionadas que sejam da sua preferência ou domínio de especialização, ao nível do golfe. Desta forma os alunos terão portunidade de estudar todas as necessárias bases teóricas e práticas, capazes de contribuirem para garantir uma intervenção profissional competente na área do ensino e treino do Golfe.


O Programa

Unidades Curriculares da Pós-Graduação

Análise do Movimento e Aprendizagem Motora

[3 ECTS]

João Barreiros e Pedro Passos

Campos, Infraestruturas e Equipamentos do Golfe

[3 ECTS]

João Barreiros

Estágio

[6 ECTS]

Rui Claudino, João Barreiros, Pedro Pezarat Correia e Fernando Pereira

Evolução, Pedagogia e Didática do Golfe

[3 ECTS]

António Rosado e Mário Jorge Silva

Fisiologia e Prevenção de Lesões

[3 ECTS]

Fernando Pereira e Raul Oliveira

Gestão de Jogo e Tromada de Decisão em Golfe

[3 ECTS]

Duarte Araújo

Metodologia do Treino em Golfe e Sistemas de Informação de Suporte

[3 ECTS]

Jorge Infante e Rui Claudino

Projeto Final

[9 ECTS]

Rui Claudino, João Barreiros, Pedro Pezarat Correia e Fernando Pereira