Pós-Graduação

Educação Especial

Domínio Cognitivo e Motor

Alterar a imagem

Apresentação dos Docentes

O corpo docente desta Pós-Graduação é constituído por professores universitários da FMH, reconhecidos a nível nacional e internacional e com uma vasta experiência profissional.

Coordenação

Vitor Cruz
  • Coordenador da Pós-Graduação em Educação Especial - Domínio Cognitivo e Motor

  • Editor da Revista de Educação Especial e Reabilitação

  • Doutor no Ramo de Motricidade Humana na Especialidade de Educação Especial e Reabilitação 

  • Na licenciatura e no mestrado em Reabilitação Psicomotora é docente de várias Unidades Curriculares no âmbito das Perturbações do Desenvolvimento e das Dificuldades de Aprendizagem 

  • Na PG leciona Dificuldades de Aprendizagem Específicas (Regente), Perturbações do Desenvolvimento e coordena a UC de Trabalho de Projeto

  • Interesses científicos: Dificuldades de Aprendizagem Específicas; Leitura; Educação Cognitiva

Ana Rodrigues
  • Coordenadora Adjunta da Pós-Graduação em Educação Especial - Domínio Cognitivo e Motor

  • Coordenadora do 1º Ciclo em Reabilitação Psicomotora na Faculdade de Motricidade Humana

  • Doutora no Ramo de Motricidade Humana na Especialidade de Educação Especial e Reabilitação

  • Nas licenciaturas e mestrados da FMH é docente de várias Unidades Curriculares no âmbito das Perturbações do Desenvolvimento 

  • Na PG leciona Perturbações do Desenvolvimento (Regente), Saúde Mental no Contexto Educativo (Regente), Avaliação e Intervenção nas Perturbações do Desenvolvimento, Psicopedagogia das Necessidades Especiais e orienta trabalhos na UC de Trabalho de Projeto

  • Interesses científicos: Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção; Problemas de Comportamento em Contexto Escolar; Perturbação do Espectro do Autismo

Docentes de A a Z

Ana Cristina Espadinha

Ana Cristina Espadinha

Professora Auxiliar

  • Representante da FMH na Rede NEE da ULisboa

  • Doutora no Ramo de Motricidade Humana na Especialidade de Educação Especial e Reabilitação 

  • Nas licenciaturas e mestrados da FMH é docente nas seguintes Unidades Curriculares: Integração Social e Reabilitação; Tecnologias de Apoio; Inclusão Socioeducativa; Acessibilidade; membro das comissões de coordenação de Estágios em Reabilitação Psicomotora

  • Na PG é regente e leciona Inclusão Socioeducativa e Tecnologias de Informação e Comunicação

  • Interesses científicos: Tecnologia; Inclusão; Idosos; Deficiência Visual

Ana Sofia Santos

Ana Sofia Santos

Professora Auxiliar

  • Membro do Conselho Científico e do Conselho de Departamento de Educação, Ciências Sociais e Humanidades da FMH e Coordenadora de Área Erasmus de RP

  • Editor-chefe da Revista “A Psicomotricidade”, Membro da Comissão Redatorial da “Revista de Educação Especial e Reabilitação” e Revisora de várias Revistas Nacionais e Internacionais

  • Doutora no Ramo de Motricidade Humana na Especialidade de Educação Especial e Reabilitação 

  • Na licenciatura e no mestrado em Reabilitação Psicomotora leciona várias disciplinas no âmbito da avaliação e intervenção com pessoas com necessidades de apoio em diferentes contextos, assumindo ainda a orientação de estagiários de 1.º e 2.ºciclo, mestrandos e doutorandos

  • Na PG leciona Avaliação e Intervenção nas Perturbações do Desenvolvimento (Regente) e orienta trabalhos na UC de Trabalho Projeto

  • Interesses Científicos: Avaliação; Necessidades Educativas Especiais; Qualidade de Vida; Comportamento Adaptativo; Autodeterminação; Transição para a Vida Ativa/Adulta

António Rodrigues

António Rodrigues

  • Coordenador Adjunto do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da FMH-UL

  • Doutor em Ciências da Educação 

  • Membro do Conselho de Ética da FMH

  • No Mestrado em Ensino da Educação Física é regente e leciona Investigação Educacional, Gestão e Cultura Organizacional Escolar e Animação da Atividade Física e Desportiva na Escola; orientador de Estágio Pedagógico

  • Na licenciatura em Ciências do Desporto é regente e leciona Análise Sócio-Histórica da Educação

  • Na PG leciona Metodologia da Investigação Científica

  • Investigador da UIDEF do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Unidade de Investigação para o Desenvolvimento da Educação e Formação – Didática da Educação Física)

  • Interesses científicos: sociologia e antropologia da juventude; processos e dinâmicas de escolarização juvenil; metodologias de investigação qualitativa; relação escola-comunidade; performatividade e educação.

João Martins

João Martins

  • Doutor em Ciências da Educação – Didática da Educação Física e Desporto

  • Mestre em Epidemiologia

  • Membro do Conselho de Departamento de Educação, Ciências Sociais e Humanidades da FMH

  • Coordenador da Pós-Graduação em Literacia Física, Cidadania e Sustentabilidade.

  • Investigador da UIDEF do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Unidade de Investigação para o Desenvolvimento da Educação e Formação – Didática da Educação Física)

  • Vice-Presidente da Sociedade Portuguesa de Educação Física.

  • Membro do Board da Association Internationale des Écoles Supérieures d’Éducation Physique

  • Editor-Associado da Revista BMC Public Health.

  • Na licenciatura em Ciências do Desporto, leciona Análise do Processo Ensino-Aprendizagem e Pedagogia das Atividades Físicas e Desportivas. No

  • Mestrado Em Ensino da Educação Física leciona Formação e Identidade Profissional em EF e é orientador de estágios.

  • Na PG leciona Currículos e Metodologias Habilitativas (Regente)

  • Interesses científicos: Pedagogia, Currículo, Educação Física, Atividade Física, Literacia Física, Saúde, Estilos de vida.

Marco Ferreira

Marco Ferreira

  • Doutor em Psicologia na especialidade de Psicologia Pedagógica.

  • Editor e Revisor de várias revistas científicas internacionais.

  • Na Licenciatura em Reabilitação Psicomotora leciona as Unidades Curriculares de Pedagogia Terapêutica e de Intervenção Psicomotora I. Orienta estagiários da Licenciatura e do Mestrado em Reabilitação Psicomotora.

  • Na Pós-graduação leciona Psicopedagogia das Necessidades Especiais e orienta trabalhos na Unidade Curricular de Trabalho Projeto.

  • É Investigador integrado do polo UIDEF (Unidade de Investigação para o Desenvolvimento da Educação e Formação/Instituto de Educação da Universidade de Lisboa) na FMH.

  • Está envolvido em projetos internacionais de investigação nas áreas do ensino, aprendizagem e desenvolvimento humano e tem várias publicações em revistas nacionais e internacionais (scholar.google.pt).

  • Interesses Científicos: Educação Inclusiva; Diferenciação Pedagógica; Bem-estar Docente; Aprendizagem Socioemocional; Formação de Professores.

Maria Teresa Brandão

Maria Teresa Brandão

Professora Auxiliar

  • Coordenadora de estágios em Reabilitação Psicomotora

  • Doutora no Ramo de Motricidade Humana na Especialidade de Educação Especial e Reabilitação 

  • Na licenciatura e no mestrado em Reabilitação Psicomotora é docente de várias Unidades Curriculares no âmbito da Intervenção Precoce e dos Modelos de Intervenção Familiares 

  • Na PG leciona Desenvolvimento e Indicadores de Risco (Regente) e Abordagens Centradas na Família (Regente)

  • Coautora dos livros “Práticas Recomendadas em Intervenção Precoce na Infância: Um Guia para Profissionais” e “Viagem ao Mundo dos Bebés Prematuros”

  • Interesses científicos: Intervenção Precoce; Educação Parental; Prematuridade