Post-Graduation

Saúde Mental

Promoção da Saúde Mental e do Bem-Estar em Contexto Escolar

Estrutura Curricular

  • Promover a saúde mental dos adolescentes através da formação de professores e outros profissionais de educação
  • Desenvolvimento da literacia na área da saúde mental e um programa de competências pessoais e sociais, que inclui a prevenção dos sintomas das perturbações de ansiedade, perturbações do humor, a promoção do bem-estar, da resiliência e autorregulação dos adolescentes, da saúde mental em contexto escolar
  • Possibilitar um eficaz encaminhamento com maior eficácia em situações complexas
  • Promover o diálogo com pais e outros agentes educativos sobre a saúde mental
  • Criação de um Projeto com objetivo de promover a saúde mental em contexto escolar

Competências a aquirir

01. Competência de análise crítica

- Fundamentar o processo de tomada de decisão em procedimentos de investigação e de inovação educacional

02. Competência de intervenção

- Desenvolver processos de identificação de necessidades de formação e participar na articulação e coordenação das respostas a essas necessidades;

- Conceber, planificar e gerir projetos de intervenção;

- Fomentar a existência de climas relacionais favoráveis a interações participativas

03. Competência de formação

Promover a transferência dos conhecimentos adquiridos;

Promover a transferência dos conhecimentos adquiridos nas ações de formação para as práticas educativas;

Avaliar os projetos e programas no seu contributo para o desenvolvimento pessoal e social e para o desenvolvimento da qualidade da ação educativa e do sistema educativo

Razões da escolha

A saúde mental pode ser influenciada por diversos fatores e deve ser promovida através de programas preventivos que impliquem governo, comunidade, família e escolas.

As escolas são um contexto privilegiado para a criação de ambientes favoráveis ​​à saúde. A promoção da saúde mental em escolas, quando implementada de forma eficaz, pode produzir benefícios a longo prazo para os jovens, incluindo o funcionamento emocional e social e, melhor desempenho académico, para além de poder garantir a sustentabilidade de tais programas;

A falta de informação sobre a saúde mental é um dos maiores obstáculos para a intervenção precoce, dai a importância de programas que promovam a informação e a deteção dos sinais entre os adolescentes, uma vez que os primeiros sinais das doenças mentais ocorrem geralmente na infância ou adolescência;

Critérios de seleção e seriação dos alunos

  • os candidatos devem possuir preferencialmente como habilitação mínima uma licenciatura em Educação, Reabilitação Psicomotora ou Psicologia, Educação Física, Desporto, Medicina, Enfermagem, Fisioterapia, Terapia ocupacional, Ciências da Saúde e outras Licenciaturas na área da saúde e/ou Ciências Sociais e Humana
  • Caso os candidatos não possuam o nível de escolaridade referido, deverão enviar nota justificativa do seu interesse na formação.

Processo de fixação e divulgação de vagas

  • De acordo com os procedimentos normais efetuados pela FMH, relativamente a cursos do mesmo género.

Requisitos

  • os candidatos devem possuir preferencialmente como habilitação mínima uma licenciatura em Educação, Reabilitação Psicomotora ou Psicologia, Educação Física, Desporto, Medicina, Enfermagem, Fisioterapia, Terapia ocupacional, Ciências da Saúde e outras Licenciaturas na área da saúde e/ou Ciências Sociais e Humana
  • Caso os candidatos não possuam o nível de escolaridade referido, deverão enviar nota justificativa do seu interesse na formação.

Calendário

Inicio do Curso

19 de Outubro de 2018

Fim do Curso

13 de Abril de 2019

Horário

6a feiras: entre as 18h-22 h; Sábados entre as 9h-18h (com 1 hora para almoço)

Valor da propina é 1200 euros

O presente curso atribui um diploma de Pós-graduação ao abrigo da Lei de Bases do Sistema Educativo

Para mais informação sobre a
Pós-Graduação

@ servicosacademicos@fmh.ulisboa.pt

telefone +351 214 149 232