A promoção da saúde mental em escolas, pode produzir benefícios a longo prazo para os jovens, incluindo o funcionamento emocional e social e, melhor desempenho académico. O desenvolvimento de programas que os apoiem na criação de projetos que promovam a participação dos jovens, dos pais e de toda a comunidade educativa é essencial para tornar a escola num ambiente promotor de bem-estar e de prevenção da saúde mental nos jovens. A Organização Mundial de Saúde defende a implementação de programas preventivos que promovam as capacidades dos jovens, atuando antes que os sintomas se manifestem; apoia uma ação que inclua estratégias para a diminuição do estigma, da exclusão social e da descriminação e da desigualdade de oportunidades; que se promovam os fatores protetores dos jovens para prevenir problemáticas de saúde mental.
O corpo docente desta Pós Graduação é constituído por Professores e Investigadores da FMH, reconhecidos a nível nacional e internacional e com uma vasta experiência profissional.
A estrutura curricular desta Pós Graduação resulta da necessidade de aprofundar competências no âmbito da Saúde Mental, particularmente no que se refere ao domínio das boas práticas a implementar na prática, proporcionando novas ferramentas de avaliação/intervenção e investigação na temática.
O curso tem 13 ECTS