Esta pós-graduação tem um total de 268 horas, que equivalem a 60 ECTS. O curso está estruturado em 8 módulos, onde se conjugam de modo integrado a fundamentação teórica e a aplicação prática e metodológica. A essa estrutura de base acrescentam-se 10 seminários (48H), de grande diversidade temática, e um projeto de intervenção (20h) na área do treino em dança que será realizado pelos formandos numa das instituições com que a FMH estabelecerá protocolos no âmbito desta pós-graduação.
Utilizar os instrumentos referentes ao planeamento, execução e controlo dos projetos de treino específicos e individualizados para melhoria da performance artística em dança, nomeadamente nas componentes coreográfica, técnica, física, psicológica e metabólica.
Dominar os meios de diagnóstico (dance screenings), de prescrição de exercício e de monitorização do treino em dança.
Conceber, prescrever e implementar programas que visam a melhoria da técnica, da força e da flexibilidade, das capacidades coordenativas (ritmo, equilíbrio) e do alinhamento postural para dançar.
Conhecer as orientações científicas para uma intervenção adequada no domínio do treino em dança na infância e adolescência.
Participar em equipas de investigação e desenvolver projetos de pesquisa na área do treino em dança.
Oportunidade de estudar os fundamentos de natureza teórica e prática, baseados nas ciências da motricidade humana que permitem uma intervenção profissional competente na área do treino em dança.
Preparação profissional para intervir numa área em pleno crescimento, com um incremento das companhias de dança de diferentes repertórios coreográficos, das escolas de ensino artístico especializado em dança (conservatórios), com o consequente aumento de apresentações, espetáculos e competições nacionais e internacionais envolvendo um número crescente de jovens participantes.
Obtenção de uma formação adequada e atualizada ao nível do conhecimento científico, conforme reconhecido a nível internacional por organizações como a IADMS (International Association for Dance Medicine and Science) ou a PAMA (Performing Arts Medicine Association), para intervir na área do treino em dança, cujas finalidades são a melhoria da performance, a prevenção de lesões e o prolongar da carreira profissional de bailarino.
25 de Setembro de 2020
25 de Setembro de 2020
Para mais informações contacte o Secretariado da Pós-Graduação :
@ posgraduacoes@fmh.ulisboa.pt
telefone +351 21 414 91 00