Pós-Graduação

Treino em Dança

Estrutura do Curso

Esta pós-graduação tem um total de 268 horas, que equivalem a 60 ECTS. O curso está estruturado em 8 módulos, onde se conjugam de modo integrado a fundamentação teórica e a aplicação prática e metodológica. A essa estrutura de base acrescentam-se 10 seminários (48H), de grande diversidade temática, e um projeto de intervenção (20h) na área do treino em dança que será realizado pelos formandos numa das instituições com que a FMH estabelecerá protocolos no âmbito desta pós-graduação.

Competências a aquirir

01. Competências

Utilizar os instrumentos referentes ao planeamento, execução e controlo dos projetos de treino específicos e individualizados para melhoria da performance artística em dança, nomeadamente nas componentes coreográfica, técnica, física, psicológica e metabólica.

02. Competências

Dominar os meios de diagnóstico (dance screenings), de prescrição de exercício e de monitorização do treino em dança.

03. Competências

Conceber, prescrever e implementar programas que visam a melhoria da técnica, da força e da flexibilidade, das capacidades coordenativas (ritmo, equilíbrio) e do alinhamento postural para dançar.

04. Competências

Conhecer as orientações científicas para uma intervenção adequada no domínio do treino em dança na infância e adolescência.

05. Competências

Participar em equipas de investigação e desenvolver projetos de pesquisa na área do treino em dança.

Razões da escolha

01. Razões

Oportunidade de estudar os fundamentos de natureza teórica e prática, baseados nas ciências da motricidade humana que permitem uma intervenção profissional competente na área do treino em dança.

02. Razões

Preparação profissional para intervir numa área em pleno crescimento, com um incremento das companhias de dança de diferentes repertórios coreográficos, das escolas de ensino artístico especializado em dança (conservatórios), com o consequente aumento de apresentações, espetáculos e competições nacionais e internacionais envolvendo um número crescente de jovens participantes.

03. Razões

Obtenção de uma formação adequada e atualizada ao nível do conhecimento científico, conforme reconhecido a nível internacional por organizações como a IADMS (International Association for Dance Medicine and Science) ou a PAMA (Performing Arts Medicine Association), para intervir na área do treino em dança, cujas finalidades são a melhoria da performance, a prevenção de lesões e o prolongar da carreira profissional de bailarino.

População Alvo

  • O curso de pós-graduação Treino em Dança destina-se a professores de dança, bailarinos, coreógrafos, ensaiadores, de preferência titulares de licenciatura em dança, em ciências do desporto e afins.

Objetivos

  • Adquirir e aprofundar conhecimentos e competências para intervir nos processos de treino em dança que visam a melhoria da performance, a prevenção de lesões e o prolongar da carreira profissional de bailarino.
  • Conhecer e utilizar os instrumentos referentes ao planeamento, execução e controlo dos projetos de treino individualizados e específicos para melhoria da performance artística em dança, nomeadamente nas componentes coreográfica, técnica, física, psicológica e metabólica.
  • Saber conceber, prescrever e implementar programas que visam a melhoria da técnica, da força e da flexibilidade, das capacidades coordenativas (ritmo, equilíbrio) e do alinhamento postural para dançar.

Requisitos

  • Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal;
  • Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo;
  • Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo Conselho Científico da FMH;
  • Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Científico da FMH.

Propinas

  • Valor é 1200€, sendo possível o pagamento em 4 prestações de 300€

Calendário Letivo

Abertura do curso

25 de Setembro de 2020

Início das aulas

25 de Setembro de 2020

Para mais informações contacte o Secretariado da Pós-Graduação :

@ servicosacademicos@fmh.ulisboa.pt

telefone +351 21 414 91 00