Pós-Graduação
Diversidade e Desenvolvimento
Educação, Saúde, Inovação e Identidades, na interação com populações migrantes
Educação, Saúde, Inovação e Identidades, na interação com populações migrantes
A Faculdade de Motricidade Humana (FMH) da Universidade de Lisboa, em parceria com o Alto Comissariado para as Migrações (ACM) e o programa ESCOLHAS promovem um projeto piloto de formação pós-graduada em " Diversidade e Desenvolvimento” que se traduz num projeto de capacitação/ formação de monitores de Intervenção Social, tendo em vista a sua interação com populações migrantes e/ ou refugiadas, em áreas como a educação, saúde, inovação e identidades.
Esta formação terá como população-alvo monitores do ACM e ESCOLHAS, um grupo com o mínimo do 11º ano e outro grupo com licenciatura que terão um peso de trabalho e de exigência diferenciados em função da formação inicial e à formação a que se candidatam: Diploma de "Animador em Diversidade e Desenvolvimento" e “Pós - Graduação em Diversidade e Desenvolvimento.
O Escolhas é um programa governamental de âmbito nacional, criado em 2001, promovido pela Presidência do Conselho de Ministros e integrado no Alto Comissariado para as Migrações – ACM, IP, cuja missão é promover a inclusão social de crianças e jovens de contextos socioeconómicos vulneráveis, visando a igualdade de oportunidades e o reforço da coesão social.
O Alto Comissariado para as Migrações (ACM) é um instituto público que intervém na execução das políticas públicas em matéria de migrações. O ACM procura olhar para o mundo de uma forma criativa com o objetivo de responder às crescentes necessidades dos diferentes perfis dos migrantes e da sua integração.
O curso realiza-se na FMH entre 18 Março 2017 e 16 Dezembro de 2017 respeitando as interrupções dos anos académicos.
O curso presencial realiza-se na FMH entre 18 Março 2017 e 16 Dezembro de 2017 respeitando as interrupções dos anos académicos.
30
15+15
E os candidatos serão selecionados pelo ACM/ ESCOLHAS (que deverá enviar para os coordenadores do programa na FMH a lista dos candidatos selecionados até dia 22 de fevereiro de 2017, com indicação de Nome Completo, foto (pdf ou jpeg), região/ projeto ESCOLHAS; idade, habilitações, endereço email e literacia em utilização de TIC), uma vez que serão utilizadores de uma plataforma específica.
20
O número de vagas anual é de 20. Os alunos presenciais têm acesso à plataforma, embora não possam fazer o curso por elearning opção reservada aso técnicos do ACM /ESCOLHAS. Os candidatos selecionados que cumpram o estabelecido na avaliação terão acesso ao Diploma de Pós-graduação em Diversidade e Desenvolvimento.
Candidatos serão selecionados pelo ACM/ ESCOLHAS\
1400€
pagamento possível em 4 prestações de 350 euros.
10 meses
150 horas presenciais = correspondente a 250 horas de trabalho
3 Avaliações qualitativas intermédias no final de cada um dos 3 grupos modulares;
Um trabalho escrito final;
Uma apresentação de 5/7 min do trabalho anual.
50%
Trabalho
25%
Apresentação
25%
Validação das 3 avaliações intercalares
O curso aprovado e anexo à proposta feita pela FMH ao ACM/ ESCOLHAS foi organizado em 4 grupos temáticos, um dos quais se subdivide em duas partes correspondendo ao método e à avaliação de trabalhos, e serão da responsabilidade dos coordenadores do Curso.
Regente CF
Regente CF
Regente JAD
Regente MGM
Regente MGM
Um grupo com o mínimo do 11º ano terá acesso ao diploma de "Animador em Diversidade e Desenvolvimento"
Outro grupo com licenciatura terão a “Pós-Graduação em Diversidade e Desenvolvimento.”
Os candidatos selecionados que cumpram o estabelecido na avaliação terão acesso ao Diploma de Pós - graduação em Diversidade e Desenvolvimento.