2022 - 2023
Esta Pós-Graduação está concebida de forma a partilhar unidades curriculares de fundamentação, comuns ao Mestrado em Treino de Alto Rendimento (MTAR). Inclui unidades curriculares próprias e uma oferta de Seminários temáticos.
O corpo docente desta Pós-Graduação combina professores universitários, não só da FMH mas também de outras instituições, com profissionais do desporto e do exercício físico com grande reconhecimento e experiência profissionais.
Oportunidade de estudar todas as bases teóricas e práticas requeridas para uma intervenção profissional competente na área do Strength & Conditioning.
Pedro Mil-Homens e Joana Reis
Joana Reis
José Gomes Pereira
Pedro Pezarat Correia
Raul Oliveira e João Vaz
Pedro Pezarat Correia, João Vaz e Paulo Santos
José Gomes Pereira e Cláudia Minderico
Pedro Mil-Homens e Maria João Valamatos
Como Strength and Conditioning Coach no futebol de formação, ter frequentado esta Pós-graduação permitiu-me aplicar de forma sustentada os mais recentes avanços teóricos nos âmbitos da avaliação, monitorização e prescrição do treino.
Com uma grande base teórica complementada pela participação de diversos profissionais de excelência, a formação recebida permite ao aluno refletir sobre os conteúdos abordados e como utilizá-los no dia a dia, nos mais variados contextos desportivos.
Sem dúvida que o (muito) tempo de prática e contacto com profissionais de diversas áreas preparou-me para a enfrentar a atividade prática com uma panóplia diversificada de instrumentos metodológicos e um sentido crítico fundamental para o exercício das minhas funções.
A Pós Graduação em Strength & Conditioning surgiu no momento certo do meu percurso profissional, pois está perfeitamente orientada para quem procura especializar-se na área do treino da força e da avaliação da condição fisica de atletas de alta competição.
O modo eclético, mas altamente dirigido, como os diferentes temas foram abordados permitiram-me, não só reforçar muitas práticas já utilizadas, como actualizar-me e consequentemente definir novas abordagens à luz do conhecimento cientifico adquirido.
Os vários seminários que compõem a pós graduação complementam-se e proporcionaram momentos enriquecedores de partilha de experiências de colegas especialistas em várias áreas desportivas que trabalham com o treino da força.
A diversidade de formações do grupo de colegas que frequentou a formação, foi também uma mais valia, na medida em que permitiu a troca de saberes ao longo do ano, nomeadamente, metodologias e estratégias de abordagem global e individual do atleta.
Considero, por estes motivos, que a pós graduação em Strength & Conditioning possibilita a todos os profissionais da área uma rentabilização dos seus conhecimentos e práticas profissionais, bem como a criação de novas oportunidades de intervenção junto do mercado de trabalho.